segunda-feira, 18 de junho de 2007

A Era dos Widgets!


Hoje o Wall Street Journal abordou uma nova ferramenta de comunicação, recém-nascida da Web 2.0, que está chamando a atenção de alguns publicitários: Os Widgets!

O significado
Segundo o Wall Street Journal, no mundo da Web 2.0, widget se refere à qualquer ferramenta interativa online que permite que usuários comuns da rede troquem informações. São difíceis de definir, então fica mais fácil explicá-los através do exemplo: vão desde um display diferente de relógio, passando por vídeo no Youtube ou até um Advergame. O Yahoo tem bastante material para quem quer conhecer mais sobre o assunto, puxar uns para seu computador ou construir o seu próprio Widget em http://widgets.yahoo.com/workshop

O dado interessante da reportagem é sobre a pesquisa da comScore (www.comscore.com ), que aponta um movimento de aproximadamente 178 milhões de pessoas acessando esse tipo de conteúdo. O site Slide (www.slide.com ) é considerado pelo jornal o maior provedor desse tipo de material, com 117,1 milhões de usuários contados só no mês de Abril. Ele reúne diversas ferramentas para trabalhar com fotos e vídeos, sendo relativamente simples de mexer – você pode selecionar, por exemplo, alguns vídeos e fotos, juntá-los em uma espécie de apresentação, colocar alguns efeitos especiais e PRONTO!: o site te devolve o conteúdo no formato que você montou pronto para ser acessado por outros usuários.

Os widgets são muito usados por usuários comuns, mas ainda podem ser bem utilizados pelos publicitários. Alguns advergames na rede utilizam widgets como complemento da experiência do usuário, como foi o caso do inglês “Spot the Bull”, mas ainda podem ser amplamente desenvolvidos e explorados.


A palavra
Widget é uma mistura das palavras Window (janela) com Gadget (máquinário complexo, máquina esquisita, equipamento exótico, cacareco, bugiganga etc.), fazendo referência à forma que as ferramentas que usamos nos computadores são geralmente apresentadas.

Não temos ainda um similar em português, mas se seguirmos o mesmo raciocínio, teríamos... Janéquina? Maquinela? Exóquina? Janeganga? Cacanela?

Hummm... por enquanto, eu fico com Widget.


Fonte: http://publications.mediapost.com/index.cfm?fuseaction=Articles.showArticleHomePage&art_aid=62301


Nenhum comentário: