quarta-feira, 13 de junho de 2007

Spot the Bull

Um jogo online simples, criativo, divertido... e com objetivo promocional!

O game está rolando na Inglaterra já faz um tempo. O nome dele é Spot the Bull (http://spotthebull.orange.co.uk/game ) que, aliás, é exatamente o que você deve fazer - apontar o boi dentro do cercado.

Mecânica do jogo:

Dentro de um campo cercado existe um boi cujo nome é Derek, que passeia livremente, e que não é um bicho virtual que vive em um mundo construído... Derek e o cercado EXISTEM em algum ponto do Reino Unido.

Em volta desse campo existem 4 câmeras fotográficas que, a cada 20 segundos, tiram uma foto do local, revelando onde ele está naquele momento. Além disso, Derek possui um GPS que aponta sua localização exata dentro do campo, que está ilustrado para todos os usuários que estão o observando através do site.

O objetivo do jogo é localizar no campo, que está dividido em 80 quadradinhos, onde estará Derek. As respostas só podem ser mandadas 1 hora antes da revelação da sua localização. Para quem quiser ver detalhes maiores sobre a mecânica e o funcionamento, basta acessar http://spotthebull.orange.co.uk/how_it_works.

Vencedores ganham 1 par de ingressos para o festival de Glastonbury, um enorme festival inglês de música, que você pode conhecer melhor aqui: http://archive.glastonburyfestivals.co.uk/+info/+whatisit/index.html

E o que isso tem de tão interessante?

Quando falamos de Advergame, as primeiras imagens que vêm na cabeça são coisas parecidas com os videogames mais clássicos: pilote o carrinho, pegue mais biscoitos, faça mais gols, voe mais longe... no geral, faça mais pontos. Essa é a estrutura básica de um game eletrônico, que geralmente funciona muito bem.

Mas os criadores do jogo foram bastante criativos ao desenvolver uma mecânica de jogo muito simples, igual a uma loteria. Mas substitua uma cartela com números por um gramado delimitado em quadrantes e as bolinhas com números por um boi. Esse tipo de jogo não exige grandes habilidades por parte do jogador, o que eleva bastante a quantidade de participantes.

Porque um boi?

Eu não faço a mínima idéia.

Talvez os patrocinadores do jogo, o portal inglês Orange (www.orange.co.uk), saibam essa resposta.

Meu palpite é baseado nas propagandas e séries americanas e inglesas que usam o boi como um bicho extremamente engraçado, por algum motivo que eu não conheço. Essas aparições cômicas já ocorreram no desenho "South Park", no filme "Kung Pow: Enter the Fist" e em momentos da antiga série inglesa "Monty Phyton". Alguns brasileiros também vêem graça no ruminante mamífero, o que resultou na campanha do achocolatado Toddy.

O fato importante é que, seja engraçado ou não, está funcionando. O link para o "Spot the Bull" pode ser encontrado em diversos sites de notícias e blogs europeus.

Nenhum comentário: