quinta-feira, 12 de julho de 2007

Lumix e o Templo da Aproximação!


Acesse o jogo aqui (http://www.templeofzoom.co.uk/)

Nome: The Temple of Zoom

Língua: Inglês

Desenvolvido por: Inbox Digital

Estilo: Ação em plataforma

Premiação ao jogador: Sim - desconto para quem avança as fases

Você é um boneco de palitinho que precisa enfrentar diversos desafios DENTRO da tela da câmera fotográfica Lumix TZ3. São 25 fases divertidas, desafiadoras e que te dão descontos na compra da máquina fotográfica! Sobre o cenário... bem... "Temple of Zoom" e "Temple of Doom" (Indiana Jones). Pegou, pegou??

Sobre o jogo

Esse jogo tem três pontos muito importantes em qualquer advergame: Simples, desafiador e contextualizado com a marca.

O jogo é bastante simples - você é um boneco de palitinhos que deve encontrar a saída de cada estágio. Os comandos são as setas do teclado e o "espaço" para pular. Ao avançar das fases, novos desafios vão surgindo e cada um dos ambientes é explicado para o jogador menos habituado ao tipo de jogo. Por exemplo: quando aparece a cordinha balançando no meio da tela, surge uma janela que explica como que você a utiliza.

Apesar de simples, tem um bom desafio - Cada fase tem uma "manha" pra passar, geralmente envolvendo coletar o "W" que expande a telinha para você enxergar a saída. Aos jogadores com o perfil do verdadeiro "gamer", fica o desafio de fazer a maior pontuação possível. Pra isso é preciso analisar a fase e saber quando pegar os multiplicadores de pontos (representados por aquele símbolo do flash das câmeras digitais) antes de coletar as bolinhas de luz que aumentam o placar. No entanto, a pontuação não é relevante para você avançar no jogo e nem para ganhar os prêmios - ou seja, o jogo não é limitado apenas à quem é jogador viciado.

Todo o cenário do jogo é muito bem contextualizado com o produto da Panasonic. Você se aventura dentro da telinha da câmera, interage com os símbolos dela, acessa alguns efeitos (como o zoom) e tem o menu do jogo todo construído em cima dos próprios botões da câmera. Além disso, o jogador pode acessar informações sobre o produto sem cancelar ou interromper o seu jogo.

Além disso, você pode responder uma rápida pesquisa enquanto espera o jogo carregar. Boa idéia para quem não tem internet rápida e precisa aguardar bastante!

Sobre o desenvolvedor

A Inbox Digital é uma empresa inglesa e já criou diversos advergames, incluindo o divertido Jelly Jumper para a Logitech (aquela que faz teclados, mouses e outros acessórios de PC).

Aqui está o site da empresa: http://www.inbox.co.uk/

Acesse diversos outros advergames dela aqui: http://www.inbox.co.uk/whatwedo.php?do=online

Referências

O estilo "Ação em plataforma" engloba qualquer joguinho que você deve controlar um personagem que se locomove por um cenário fixo ou móvel, na perspectiva lateral do cenário, com o objetivo de encontrar a saída para o próximo estágio.

O primeiro jogo famoso nesse estilo foi Donkey Kong, desenvolvido pela Nintendo. Esse jogo foi o responsável pela entrada da empresa no mercado americano em 1981, atingindo enorme sucesso de vendas nos Fliperamas dos Estados Unidos, possibilitando, 4 anos depois, o lançamento do videogame NES no país.

Donkey Kong --- (1981 - Nintendo para Arcade) - http://en.wikipedia.org/wiki/Donkey_kong

Outros famosos sucessos nesse estilo:

Super Mario Bros. --- (1985 - Nintendo para NES) - http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Mario_Bros.

Sonic --- (1991 - SEGA para Mega Drive) - http://en.wikipedia.org/wiki/Sonic_the_Hedgehog_%28video_game%29

Pitfall! --- (1982 - Activision para Atari 2600) - http://en.wikipedia.org/wiki/Pitfall%21

Jungle Hunt --- (1982 - Taito (Technos) para Arcade) - http://en.wikipedia.org/wiki/Jungle_Hunt

Keystone Kapers --- (1983 - Activision para Atari 2600) - http://en.wikipedia.org/wiki/Keystone_Kapers

Castlevania --- (1986 - Konami para Famicom Disk System) - http://en.wikipedia.org/wiki/Castlevania

Double Dragon --- (1987 - Taito (Technos) para Arcade) - http://en.wikipedia.org/wiki/Double_dragon

Mega Man --- (1987 - Capcom para NES) - http://en.wikipedia.org/wiki/Mega_Man_%28video_game%29

Minha avaliação

Pontos fortes:

- O jogo não é construído só pros "gamers". Tem um bom desafio, com dificuldade é baixa no início e alta no final.

- O sistema de premiação é muito inteligente: descontos são dados aos jogadores que vão mais longe. Chegar até o nível 10 e ganhar 10% de desconto na câmera não é muito difícil... o que não acontece para quem passa as 25 fases para ganhar 15%!!

- O jogo é muito bem contextualizado com o produto. Em nenhum momento você é violentado com alguém te vendendo o produto, com um "compre a câmera agora!! tem o melhor zoom do mundo!! UHUUW! \o/ ".

- Você pode saber mais sobre o produto sem interromper o seu jogo. As informações apresentadas são rápidas, diretas, objetivas - e por isso mesmo fácil de serem assimiladas.

- Há uma pesquisa sobre o consumidor que está bem localizada: aparece quando você espera carregar o jogo. Ninguém é obrigado a respondê-la para acessar o jogo e por isso mesmo não é invasiva.

- Você tem um número ilimitado de vidas. Pode morrer à vontade e ainda continuar jogando.

- Se você perder a paciência porque morreu 50 vezes na penúltima fase, não se chateie. O jogo salva o seu progresso.

Pontos fracos:

- NENHUM!!!! =D

Siga o bom exemplo aqui: http://www.templeofzoom.co.uk/

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