terça-feira, 10 de julho de 2007

A secretária, o lança chamas e o elefante inflável


Acesse o jogo aqui ( http://www.chevrolet.com.br/game/ )
Nome: Prisma Test Life
Língua: Português
Desenvolvido por: NuYoung Creative
Estilo: Animação interativa
Premiação ao jogador: Não

Você está em um dia comum de sua vida. Ir para o trabalho, pegar as crianças na escola, se preparar para uma viagem com a família... enfrentar uma secretária com um lança-chamas e destruir monociclos bizarros com um elefante inflável. Bem vindo ao Prisma Test Life!!


Sobre o jogo

Não há como negar: os gráficos desse advergame são fantásticos. A animação não perde em nada para o do premiado "Get the Glass" americano, sendo muito semelhante ao tipo de animação dos desenhos da Disney-Pixar. Vindo de uma agência de renome como a NuYoung, com um belo portfólio, já era de se esperar uma linda animação.

Mas a história do videogame comprova: um bom jogo não é feito de gráficos maravilhosos.

O jogo em si perde muito. Não há desafio. Tá certo que um advergame deve ser simples e intuitivo, mas fizeram um sistema tão simples que qualquer macaco bem treinado consegue avançar as telas - principalmente porque as possíveis respostas "brilham" para ter certeza que você não vai errar.

O tema do advergame é o Prisma, um carro novo da Chevrolet, que aparece na segunda fase do jogo. No entanto, o produto não é introduzido no jogo como um "product placement" - aquele produto que aparece quase que "sem querer" no meio da narrativa, sem atrapalhar o contexto original. Ao invés de usar alguns bons exemplos americanos desse tipo de propaganda, os criadores decidiram usar o método "novela da Globo" e começam a apontar descaradamente os detalhes, vantagens e características do carro para o jogador. Nesse momento senti que estava jogando uma propaganda de TV... o game perdeu toda a pouca graça que tinha.

O único momento que eles acertam a mão na propaganda é na terceira fase, quando você se prepara para uma viagem e não pode esquecer nada. Nem perca tempo lendo e muito menos decorando os itens que aparecem na lista - basta clicar em tudo que você vê para avançar. No final da fase você vê o Prisma estacionado na garagem, como parte do cenário. Mas depois que você passa da tela já voltam a gritar "NOSSA! QUE PORTA MALAS ESPAÇOSO!!! \o/ "

Apesar de utilizarmos a palavra "advergame" (advertising+game), esse tipo de jogo não é uma propaganda que se joga!!!

PARA O JOGADOR o Advergame é um jogo, de preferência divertido e desafiador, que prende a atenção. Todo o tema do jogo converge para o produto/ serviço/ marca, mas não é o próprio!! Ele "veste" a narrativa, mas não é ela.

O melhor de toda essa experiência é que, ao final do jogo, você pode continuar a ocupar o seu tempo livre puxando a versão de celular.

Sobre o desenvolvedor

A NuYoung é uma famosa agência de publicidade que fez inúmeros BONS trabalhos, incluindo aí animações e web design.

Veja alguns trabalhos aqui, em seu site:

http://www.nuyoung.com.br/works_motion.asp)

Referências

O estilo "animação interativa" surgiu com o jogo Dragon's Lair, sendo o primeiro Arcade com animação total construído em Laser Disc.

Esse jogo foi desenvolvido em 1983!!

Vejam um cidadão jogando a versão arcade aqui: http://www.youtube.com/watch?v=wVvlTx49l5k

Nos vídeos é possível escutar um "bip" agudo ao fundo. Cada bip é um comando correto inserido pelo jogador. Enquanto ele acerta os comandos (cima, baixo, esquerda, direita e ataque). Quando erra-se um comando, a animação muda para uma que mostra a derrota do herói "Dirk the Daring"

Esse estilo foi bastante utilizado pelo Sega CD da SEGA (lançado no Brasil pela Tec Toy), onde as animações foram substituídas por filmes como no jogo Tomcat Alley (http://www.youtube.com/watch?v=_gwjeXOhKg8).

A SEGA também lançou jogos em Holograma no mesmo estilo: Veja aqui o Time Traveller: http://www.youtube.com/watch?v=QtNL37Ec2sA

Fotos da cabine: http://www.hortonaviation.com/timetrav/ttpics.html/

Minha avaliação

Pontos fortes:

- O gráfico do jogo é impressionante.

- A animação é muito boa

- Os desenhos são fantásticos

- Eu já disse que o gráfico é bom?

Pontos fracos:

- É só o gráfico que é bom.

- Não há desafio

- A narrativa do jogo é "nonsense", sem justificativa alguma para ser dessa forma. Porque eu ataco uma secretária com lança chamas? Porque a máquina de foto-cópia quer me destruir com o papel? Porque sai um elefante inflável de trás do carro????

- É uma propaganda interativa, e não um jogo.

- Tenha internet ULTRA RÁPIDA ou tenha muita paciência.

Faça sua própria avaliação clicando aqui: http://www.chevrolet.com.br/game/

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