sexta-feira, 20 de julho de 2007

Tourada com Gorda cervejeira leva corcunda e prostituta à correr pela Europa!


Acesse o jogo aqui (http://www.powerpamplona.com/Game/Default.aspx?l=en-NL)

Nome: Power Pamplona - Rexona/ Men
Língua: nenhuma (!)
Desenvolvido por: Unilever
Estilo: Ação em plataforma
Premiação ao jogador: Sim - os 50 melhores da semana ganham um Nokia N95

Você está na Espanha correndo de um Touro! Aliás, você está na França fugindo do Corcunda de Notre Dame! Não, na verdade você está na Alemanha correndo de uma loira gorda cervejeira...ahn, você está também na Holanda correndo de uma "funcionária" do Red Light District... BAH! Não importa o lugar na Europa, você está CORRENDO!!


Sobre o jogo

Simples, rápido, bons gráficos e desafiador. Além de ser um bom jogo, o advergame da Rexona lançado na Europa está de acordo com uma grande campanha publicitária feita em vários países do continente.

Lançado na Espanha, Alemanha, Holanda, França, Suíça, Rússia e Suécia, o advergame faz parte de um "recrutamento" de pessoas para representarem seus países em uma corrida na cidade de Pamplona, em Navarra, na Espanha. A cidade é famosa pela festa de São Firmino: aquela que os touros são soltos na rua e as pessoas ficam correndo ao lado... ahn, fugindo deles.

A estrutura do jogo é bastante simples. Você está sendo perseguido por alguma coisa e deve encontrar a saída do cenário. Essa perseguição deixa o jogo bastante rápido e emocionante. Apesar de algumas fases serem um pouco mais complicadas de passar, você pode tentar várias vezes o mesmo cenário e, como ele não muda, fica "treinado" em cada estágio. Se você treinar bastante dá até pra ganhar um celular Nokia N95, dado para os 50 melhores de cada semana.

Você não é obrigado a passar por todas as fases existentes. Dá pra escolher o caminho ao final de cada fase. Se você for curioso que nem eu, vai terminar uma vez e querer jogar de novo para ver outros caminhos diferentes.

Como o jogo foi publicado em diversos países (com línguas diferentes), a explicação de botões, sistema de pontuação, mecânica de jogo e cenário é composta por símbolos e números. Dessa forma, mesmo que você só conheça a língua de uma minoria étnica como o Uyghur do Turquistão Chinês, você entenderá como funciona o jogo.

Mas a verdadeira qualidade desse advergame não vem do jogo em si, mas sim do desafio de fazê-lo: construir algo que pudesse ser jogado por qualquer pessoa, de qualquer país, que estivesse de acordo com o restante da campanha e ainda com uma mensagem publicitária.



Sobre a campanha

Além do Advergame, a campanha envolveu também anúncios na TV:

Esta é a versão da Inglaterra - http://www.youtube.com/watch?v=uHZTpHCVlQo&mode=related&search=

E esta aqui é a versão... ahn... alemã?: http://www.youtube.com/watch?v=TSbOgoykjlk

Notou que ele pega produtos diferentes em cada país? Bem adaptado! =)

Para aqueles que acham esse tipo de campanha um pouco "perigosa", já que você convida clientes a fugir de touros, saiba que esse tipo de abordagem já vem sendo utilizada a algum tempo nas campanhas européias, principalmente na Inglaterra. Anterior ao "Extreme Pamplona" (o nome da campanha atual), a marca já exibia comerciais como este em 2005 http://www.youtube.com/watch?v=LKSVST4uaYo e este em 2006 http://www.youtube.com/watch?v=oJnZzRS2TY8


Para os publicitários: Imagine o briefing disso. Um jogo que deve representar a passagem do personagem em cada país, onde a comunicação para pessoas de línguas diferentes. A dificuldade de se criar um jogo nesse contexto aumenta muito se você souber o quanto o europeu é sensível aos comentários de outros países sobre a cultura local. Já imaginou um inglês falando da cultura de um francês? Este falando do Alemão? Não é fácil lidar com essas diferenças... =p

Mas o advergame executou a tarefa com perfeição: Pegou as características mais marcantes de cada local e conseguiu usar um tom bem humorado para inserir o personagem principal da campanha em cada país participante, sem fugir da narrativa básica do jogo.


Referências

Recentemente falei do estilo "Ação em plataforma" quando analisei o advergame "The Temple of Zoom". O pai desse estilo é o jogo Donkey Kong, lançado pela Nintendo para Arcade em 1981, que você pode conferir aqui: http://www.youtube.com/watch?v=i8XU8V7WmbM

Mas apesar de ser um jogo desse mesmo estilo, Power Pamplona tem mais velocidade e emoção. Nesse sentido, ele lembra muito um jogo famoso para Mega Drive: o Disney's Alladin, desenvolvido pela Virgin e publicado pela Sega em 1993.

Veja um pedaço do jogo e me diga se a animação e cenário não são semelhantes: http://www.youtube.com/watch?v=1mvhOi7Rogk

Lá pela metade desse mesmo jogo você devia fugir da lava, que te perseguia. As semelhanças ainda são enormes: http://www.youtube.com/watch?v=MNFGBCBjF3E

No entanto, esse tipo de gráfico poligonal, que deixa a animação com alta qualidade (lembrando um desenho animado), foi desenvolvido inicialmente pela SEGA em 2000 e publicado no jogo Jet Grind Radio do mesmo ano para o console Dreamcast. Veja as semelhanças gráficas aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Lmjjf4lFBtA (dê uma avançada no vídeo para ver um pouco do jogo!)

Aliás, essa possibilidade de escolher a próxima fase ao final do estágio já é idéia bastante antiga e característica marcante de toda a série Darius - um jogo de nave desenvolvido pela Konami desde 1986, para Arcade e vários videogames diferentes.

Veja um site especializado no jogo aqui: http://hg101.classicgaming.gamespy.com/darius/darius.htm

E veja o sistema de escolha de cenário que falei nessa imagem: http://hg101.classicgaming.gamespy.com/darius/darius2-map.png

Pegue esses três jogos, adicione características regionais dos países europeus, ponha uma pitada de bom humor, tempere tudo com uma campanha bem desenvolvida e bata tudo no liquidificador. Deixe amadurecer na Internet alguns meses e se delicie com os belos resultados.

Minha avaliação

Pontos fortes:
- Jogo totalmente de acordo com o restante da campanha.
- Premiação justa, com boas possibilidades de ganhar!
- Mecânica do jogo incentiva o "replay" (jogar de novo mesmo depois de ter terminado)
- Jogo rápido e emocionante
- Jogabilidade simples, fácil de aprender.
- Não precisa saber ler pra entender o jogo ou a campanha.
- A musiquinha é bem divertida... =)

Pontos fracos:
- Você não pode interromper o jogo no meio. Se deu dor de barriga, tem que perder a fase.
- Só há informação sobre os produtos e premiação antes do início do jogo ou depois do término.
- O prêmio não tem muito a ver com o restante da campanha... mas admito ser muito "cri-cri" nesse comentário. Eu não ficaria nem um pouco chateado de ganhar um aparelho que custa R$2000,00 no Brasil.
- Infelizmente é mais um jogo que, sem banda larga, não dá pra acessar. Mas como não estamos falando do mercado brasileiro, admito ser um chatão nesse comentário também.


Divirta-se bastante com esse exemplo de advergame aqui:
http://www.powerpamplona.com/Game/Default.aspx?l=en-NL

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