sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ENTRE TAPAS E CALCINHAS

PRODUTORA NIGORO É CRIATIVA E BEM HUMORADA


(A Nigoro Games produz jogos simples e bem humorados. Ótima referência para produtores de advergames)


A empresa japonesa Nigoro Games produz jogos bastante humorados, muitos deles disponíveis para jogar online. Com jogos em flash, para windows e celulares, a Nigoro fez 1 ano de existência em agosto de 2008, porém já aparece como referência em diversos blogs americanos e europeus de produtores e pesquisadores.

São games simples, de poucos comandos e de regras baseadas em jogos eletrônicos clássicos. A qualidade dos desenhos e da animação, somado com a simplicidade do jogo dá a esses games ótimas referências para os produtores de advergames e jogos de celular.

O Website da empresa é em japonês, mas há diversos elementos em inglês, incluindo alguns jogos e regras.

A grande característica dos jogos da Nigoro é o humor. Testei diversos jogos, como o Space Capstar II, onde você deve comandar um módulo espacial pelas entranhas de um planeta, evitando bater nas paredes. A sacanagem é que ao final de cada fase você precisa acoplar no módulo principal antes que um alienígena roube seu lugar. O mais legal do jogo é o ranqueamento online!

Alguns dos jogos são, digamos... "errados". Entre os mais curiosos, cujo roteiro jamais seria aceito por uma agência cliente mas cuja mecânica é bastante inteligente, há dois destaques: Rose & Camelia e Mekuri Master.

Rose & Camelia

(Jogo Rose & Camelia. A elegante arte do conflito feminino)

Reiko casou-se com o filho mais velho da tradicional família Tsubakikoji, mas este faleceu no dia seguinte. Por tradição, ela é dona da casa. Mas as outras mulheres da família desejam a impedir. Ela então desafia todas aquelas que estão em seu caminho, lutando por seus direitos no tapa, literalmente.


(Saori é a primeira oponente e a mais fácil)

O jogo é simples: a barra no topo da tela indica o tempo de reação. Quando ela enche em vermelho para a direita, é a hora da oponente te bater. Quando enche em azul para a esquerda, é sua vez de "encher a mão".


(Hippatake! Aaaah! Hippatakareru!! - mensagens de incentivo e de atenção surgem no topo da tela. Traduzindo: Dá tapa nela! Ela vai dar um tapa em você!)

Para bater, clique no botão escrito "Attack" e passe o mouse rapidamente sobre a face da sua oponente. Quando é ela que te bate, clique em "Evade" e passe o mouse na direção contrária. A flecha indica o movimento que deve ser feito.


(Saori perdeu. Mas há muitas oponentes ainda para enfrentar...)


Mekuri Master


(Na apresentação do jogo, o herói afirma: "Sou um homem que nasceu para levantar as saias das meninas")

O objetivo do jogo é simples: você deve levantar a maior quantidade possível de saias de colegiais. Sua pontuação aumenta conforme a quantidade e variedade de calcinhas que você vê.
Mas tome cuidado! Algumas pessoas no corredor não devem ser tocadas, como a menina de espada e o arruaceiro.

A idéia da Nigoro é oferecer jogos de qualidade e com bom humor. Nada mais importante quando falamos de entretenimento. Vale a referência para programadores e designers!

Um comentário:

Alan Nes disse...

AHAHAHHAHAH Muito bom!!

poxa...desculpa nunca ter postado aqui!

teu blog é muito da hora!